sábado, 10 de novembro de 2012

Arquitetura Elementos de Rede


Há quatro elementos básicos da arquitetura de rede que devem ser considerados no projeto de uma rede. Cada um deles deve ser planejada ao projetar a rede. Estes elementos encontram-se ilustrados a seguir:

1. Tolerância a falhas: a média de tolerância a falhas é garantir que a rede funcionará correctamente mesmo se falhar ocorre. A falha pode ocorrer em vários locais diferentes dentro da rede, tais como cabos, roteadores, switches, ou servidores.

A ideia fundamental na tolerância a falhas é fazer com que a duplicação para os componentes acima se de tal forma que, como a falha ocorreu em cada um deles, haverá um suplente e a rede continua a ser funcional. Este é um componente popular no projeto de arquitetura internet.

2. Escalabilidade: o significado de escalabilidade é assegurar que a rede pode crescer no futuro, sem alterar o design. Assim, o administrador da rede pode adicionar mais usuários para a rede ou até mesmo adicionar uma rede inteira sub sem reconstruir a rede original. Este elemento é muito importante na internet, pois qualquer um pode ver que a Internet está a crescer de forma contínua e mais usuários são adicionados todos os dias.

3. Qualidade de Serviço (QoS): QOS também é um aspecto importante em qualquer rede, especialmente na internet. QOS permite que o administrador para classificar os serviços prestados pela rede do maior para o menor. Assim, a rede executa diferentes de um utilizador para outro de acordo com os dados que está a enviar ou o tipo de utilizador.

Alguns usuários transmissão de voz sobre a rede ao fazer uma chamada enquanto outros transmite dados regulares, como arquivos e e-mails. Cada um desses serviços requer um uso de rede diferente ou uma classe de serviço. A voz e vídeo deve ter a maior prioridade, enquanto os arquivos e e-mails tomar a prioridade mais baixa. Isto é porque a voz e os vídeos são atraso sensível e deve ser transmitida logo que possível.

4. Segurança: na transmissão de dados sensíveis através de qualquer rede, como a internet, a segurança, muitas vezes é um aspecto importante a considerar. Isto é porque os dados a serem transmitidos podem ser sensíveis ou privadas. Isto é resolvido através da criptografia dos dados de tal forma que ninguém pode ler os outros dados que o destino. Na internet, um protocolo chamado protocolo de transferência de hipertexto seguro é utilizado para esta finalidade.

Os dados sensíveis podem ser senhas ou números de cartões de crédito que precisa ser protegido. Além disso, quando entrar num servidor, as credenciais do usuário precisa ser definida em primeiro lugar no servidor. Isto é chamado de autenticação e um outro elemento de segurança. Os dois são aspectos muito importantes que são utilizadas nos protocolos de internet. Note-se que a Internet é uma rede aberta e por isso a segurança é muito importante, como parte de sua arquitetura....

Nenhum comentário:

Postar um comentário