sábado, 17 de novembro de 2012

Quem inventou a computação pessoal? Comemorando o trigésimo aniversário da microinformática


Uma geração de jovens que saem da faculdade e só sair em busca de fortuna cresceu com computadores, e seus computadores foram sempre pessoal. Eles sempre usei um teclado para inserir dados e sempre viram o seu trabalho em uma tela que reagiu muito bem instantaneamente para a sua entrada. Cada vez mais, eles usam um pequeno computador portátil com uma tela plana de alta resolução, ou talvez mesmo um dispositivo de mão, com uma interface de usuário que tenha personalizado ao seu próprio gosto. Computação pessoal. Onde veio isso?

Eu tinha razão para pensar sobre isso, depois de ter sido envolvido no negócio de software mais cedo e tendo recentemente publicou um livro sobre minhas experiências venda de software no final de 1970. O livro é chamado Ferrar a bomba: Como TRS-80 Entusiastas ajudou a desencadear a Revolução PC. No livro, em co-autoria com meu marido David, falamos sobre como Steve Leininger, um engenheiro recém-contratado e computador hobby, e Don francês, um insider empresa, criada este produto inovador para Tandy Corporation para menos de US $ 150.000 em desenvolvimento custos. Tandy, pai da cadeia nacional de lojas Radio Shack (3500 na época) vendeu o TRS-80 por US $ 599,95. Foi o produto mais caro Radio Shack já tinha vendido, e foi um sucesso fenomenal, tão bem sucedida que a Radio Shack estava sobrecarregado com pedidos que não poderia preencher. As pessoas tinham que ir em listas de espera para obter um.

Assim foi o TRS-80 o primeiro computador verdadeiramente pessoal? Fazemos fazer a alegação de que era a primeira missa produzido (todos feitos em fábricas em os EUA) off-the-shelf microcomputador. Mas em 1977, exatamente 30 anos atrás, o TRS-80 foi apenas um dos três microcomputadores introduzidas. Havia também o PET de Comodoro e do Apple I e II, desenhado pelo guru de geekdom, Steve Wozniak. Estes três microcomputadores chegar ao mercado esse ano, e para o TRS-80, foi o início de uma série de atualizações e add-ons que os usuários ávidos agarrados ao longo dos próximos sete ou oito anos. Para a Apple, o computador Apple II, que tinha cor desde o início e foi uma máquina de jogo excelente, teve um ainda mais longo prazo e vendidos em grandes números. Na verdade, Steve Wozniak, em seu novo livro, iWoz, afirma que ele "inventou o computador pessoal" (iWoz: Como eu inventei o computador pessoal, co-fundador da Apple, e tinha divertido fazê-lo, por Steve Wozniak e Gina Smith, Norton & Company, 2006). Mas será que alguém realmente "inventar" o computador pessoal?

Antes, havia computadores pessoais, houve grandes computadores corporativos. Na década de 1960, os computadores eram grandes e caros e não têm uma tela. O dispositivo de entrada / saída é susceptível de ser uma máquina de teletipo, ele próprio uma máquina grande e pesado e caro. Ou pode ter sido ligado a um "terminal", outra máquina cara que tinha uma tela de TV-like e um teclado. Você pode pensar que este tipo de computador de alguma forma evoluiu para os mais pequenos que usamos hoje, mas que não é assim.

Pequenos computadores, conhecidos inicialmente como microcomputadores, surgiu na década de 1970, como resultado da evolução da eletrônica, especificamente o microprocessador, que permitem que muitos componentes que costumavam ser, individualmente montados em uma placa de ser parte de um dispositivo integrado. Esta foi uma tecnologia que mudou rapidamente uma vez que os princípios estavam no local. Fundador da Intel, Gordon Moore observou o ritmo acelerado e declarou uma proposta: a Lei de Moore afirma que o poder de processamento dobraria a cada 18 meses, e ele tinha razão nessa observação. Mas era mais do que avanços técnicos que levaram a computação pessoal. Ele era também um desejo reprimido por parte de muitas pessoas possuem seu próprio computador. Isto é o que levou Ted Nelson para escrever seu livro auto-publicado, Computer Lib, em 1974 e mais tarde escreveu que ele procurou "a liberdade das pessoas de fazer suas próprias coisas com computadores." É o que o levou Ed Roberts para construir o Altair, o primeiro microcomputador, que apareceu na capa da Popular Electronics, em janeiro de 1975. Roberts foi citado como dizendo que ele "cobiçaram" depois que um computador de sua autoria e que "ter um computador era melhor do que o sexo."

Quando o Intel 4004 de chip saiu, foi um começo, mas apenas um conceito, como este primeiro microprocessador não fez o suficiente para alimentar um computador. Então veio a 8008 e, finalmente, o 8080, o que se tornou o cérebro do Altair e do IMSAI, computadores kit que encontrou um seguinte ansioso. Estes chips foram caro, mas logo havia outros microprocessadores, como o 6502 da MOS Technologies ea Z80 da Zilog. Entre as árvores frutíferas do norte da Califórnia logo a ser conhecido como o Vale do Silício, um jovem Steve Wozniak havia obtido dois microprocessadores 6502 em um show do computador para o preço incrivelmente barato de US $ 20 cada. O homem estava vendendo os Chuck Peddle, que havia projetado-los. Eu ouvi recentemente Chuck dar uma palestra (via internet) para o Festival de computador vintage em Nova Jersey no qual ele afirmou que sua empresa, MOS Technologies, tinha experimentado problemas de controle de qualidade e muitos muitos dos chips não funcionou. Ele queria esconder os problemas e fazer parecer que ele havia produzido as fichas em abundância, por isso, encheu o barril com eles, mas somente os que estão no topo realmente funcionou! Boa coisa Woz tem dois que funcionou, porque com aqueles que ele construiu o primeiro Apple.

Chuck Peddle vendido para Commodore, que começou a trabalhar em um projeto de microcomputador. Wozniak diz em seu livro que Peddle veio ver o protótipo do Apple II na garagem de Steve Jobs e estava pensando em comprar os direitos para isso, mas Commodore decidiu fazer o seu próprio projeto. O Commodore PET, lançado em 1977, tinha um teclado para entrada e uma fita cassete para armazenamento, era um sistema completo.

Em 1976, um outro Steve - Steve Leininger - estava trabalhando na National Semiconductor e clandestino no Byte Shop Paul Terrell, onde modelos de Wozniak Apple I foram para a venda. Terrell lançado Jobs e Wozniak em um negócio real, com um pedido de US $ 50.000 para o computador de mão-construído, que não tinha teclado ou monitor, era realmente apenas uma placa que hobbyists poderia fazer em um computador real com add-ons. Leininger se viu falando um dia para alguns compradores de Tandy Corporation, controladora da Radio Shack. Mais tarde, ele recebeu uma oferta de emprego e foi levado para Fort Worth Texas para se encontrar com John Roach, CEO da empresa, eo homem que seria seu parceiro na concepção do TRS-80, Don francês.

O modelo TRS-80 I, lançado em agosto de 1977, tinha algumas características que os outros não tinham. Ao contrário do teclado "chiclet" irritante do PET, o TRS-80 tinha um teclado de tamanho completo. O PET veio com um monitor, mas o TRS-80 teve um maior. Mais importante ainda, o PET foi um modelo de caso de tudo-em-um, sem capacidade de expansão, mas o TRS-80 foi concebido para a expansão, o gravador de cassetes de fita (o dispositivo de armazenamento) e o monitor eram separadas e pode ser substituído por outra coisa . Eventualmente, Radio Shack lançou um "interface de expansão" que permitem aos usuários conectar uma unidade de disco e adicionar mais memória. O TRS-80, com a linguagem BASIC embutido, poderia realizar muitas tarefas úteis, e sua popularidade foi muito além do mercado entusiasta amador. Proprietários de pequenas empresas estavam entre os compradores mais ávidos.

Os eventos iniciais que fizeram o computador pessoal possível se sobre os avanços técnicos - melhor, microprocessadores mais rápidos - e inovações de hardware, como a unidade de disco de cinco polegadas. Mas a próxima onda de inovação que fez computadores essencial para a vida moderna foi software, todos os tipos de software que ajudaram as pessoas a realizar tarefas comuns de forma mais eficiente. Processamento de texto. Contabilidade. Listas de correio. Banco de dados. E o "killer app" primeiro - planilhas, começando com VisiCalc. Ao mesmo tempo, os microcomputadores eram uma nova forma de entretenimento. Jogos foram tremendamente popular, alguns imitou os jogos de arcade do dia e outros foram analogias com jogos de tabuleiro como o xadrez. Alguns inovou para jogos, como jogos de Scott Adams, de aventura, e do Oregon Trail popular. Sem todos os programadores lá fora, criando aplicações úteis, o computador jamais seria pessoal. No nosso caso, David criou um processador de texto chamado de escritor preguiçoso. Ele recebeu elogios nas revistas de informática que muitas avaliação popular software. Nós vendemos cópias em todo os EUA e do mundo, com muitos compradores na Austrália (que usou uma máquina TRS-80 clone chamado de Dick Smith System 80). Nós nunca é vender software rico, mas sentimos a emoção de fazer parte de algo que realmente foi uma revolução.

Então, quem inventou a computação pessoal? Foi Steve Wozniak, com seus desenhos incríveis, ou foi Ed Roberts, que acreditava que as pessoas cobiçaram um kit que deixá-los construir um computador chamado Altair, que foi Chuck Peddle que deu ao mundo um microprocessador mais barato, ou foi Leininger e francês que construiu o TRS-80, uma máquina que tinha tantos fãs? Repare que eu nem sequer mencionou Bill Gates ou o IBM PC. Gates, estava lá desde o início, e ele também tem uma reivindicação sobre inventar computação pessoal. Foi Gates, que criou a versão da linguagem BASIC que estava no Altair e que mais tarde forneceu o sistema operacional para o IBM PC, a máquina que primeiro nos deu o termo "computador pessoal". Mas parece-me claro que a visão de um computador pessoal estava lá muito antes de a IBM entrou em ação. De fato, parece pouco provável que nós jamais podemos citar uma pessoa que merece o crédito para "inventar" computação pessoal. Um computador como uma ferramenta pessoal - uma idéia que estava no éter, como eles dizem, e que tinha muitos inventores, tanto por meio de avanços em hardware e em software de criatividade.

Os grandes avanços que fizemos na forma como usamos nossos computadores é exemplificado por mim em duas observações de membros da família. O primeiro foi algo que minha filha, nascida em 1985, disse-me alguns anos atrás. Ela disse que quando ouviu pela primeira vez que os computadores eram máquinas enormes, uma vez que enchiam uma sala, ela imaginou em sua mente um computador gigante moderno, com uma tela gigantesca encher uma parede inteira e um teclado enorme, com uma pessoa pulando de uma chave enorme para outro. Ela não podia ver como mais um computador poderia encher um quarto. A outra observação foi recentemente feito pela minha irmã, que é relativamente novo para posse de computador. Ela tinha acabado de ler o meu livro, que ela disse que gostava apesar de sua falta de conhecimento de computação, e eu estava satisfeito, porque não tinha a intenção de nosso livro só para geeks. Então ela disse: "Eu sempre pensei primeiros computadores seria mais ou menos como os modernos só talvez mais lentos, mas agora eu vejo que eles eram completamente diferentes." Minha primeira reação a esta estava querendo dizer "Não, eles não foram", mas eu não disse isso porque eu queria pensar por que ela iria fazer esta observação. Eu percebi que a maneira como um usuário interage com um PC hoje realmente é completamente diferente de olhar para uma tela com o cursor piscando ea palavra "Ready". Isso é o que estamos habituados a ver em nosso TRS-80, quando ligou. Ele estava pronto para nos dar um comando e até que fiz, não faria nada. E só podia fazer uma coisa de cada vez. Basta olhar para a gráficos, som e interatividade dos modernos computadores pessoais e, mesmo que eles são os descendentes da tela em branco com um cursor piscando, a forma como usamos computadores e tomar suas incríveis habilidades para concedido é completamente diferente da época de microcomputadores que deslumbrou-nos há trinta anos.

Você pode comprar a bomba de escorva do site no livro http://www.microcomputerpioneers.com ou de amazon.com....

Nenhum comentário:

Postar um comentário